• Leandra

Carnaval em BH


Há cinco anos atrás, jamais poderíamos imaginar que Belo Horizonte se tornaria uma das cidades mais procuradas no Carnaval.

A cidade não tinha quase nenhuma atração, e os foliões belo-horizontinos tinham que buscar alternativas nos tradicionais carnavais de rua das cidades históricas da nossa linda Minas Gerais.

A partir de 2013 começaram a surgir alguns blocos de rua em BH, mas foi em 2015 que estes conseguiram levar mais de um milhão de pessoas às ruas. Hoje, os foliões têm mais de 400 opções de blocos cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte, para escolher.

No último final de semana, BH já se agitou com a estreia do pré-carnaval, a festa vai até o dia 18 de fevereiro. Neste ano são esperados mais de 3,6 milhões de foliões com movimentação financeira superior a 600 milhões de reais.

Muitos blocos se tornaram tradicionais em BH, dentre eles podemos citar: Então Brilha, Bloco da Calixto, Baianas Ousadas, Havayanas Usadas, Mamá na Vaca, Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro, Chama o Síndico, Beiço do Wando e Jangal Lovers.

Para a criançada também tem bloquinho de rua! Tem o Tchanzinho Zona Norte e Bolinha Preta.

DICAS PARA CURTIR A FESTA

Se você optar por curtir o carnaval em BH, fique atento as seguintes dicas:

  • Beba muita água! Com o calor e a animação da galera não vale a pena correr o risco de desidratar;

  • Procure comer alimentos leves! Opte por saladas;

  • Prefira roupas e sapatos confortáveis! Shorts, camisetas e tênis, são ótimas opções;

  • Evite levar objetos de valores! Saia somente com o essencial, cuidado com o uso dos celulares, embora tenha policiamento, locais com muita gente sempre é arriscado;

  • Programe algumas horas de sono! Para garantir energia no dia seguinte (ou no mesmo dia mais tarde, rs) é necessário estar descansado, portanto, tente se planejar para conseguir dormir em alguns momentos rs;

  • Escolha os blocos com antecedência! Pesquise os blocos de acordo com o seu gosto, visite as páginas dos blocos na internet, veja o público que segue o bloco;

  • Evite multidão! Embora tenha policiamento, multidão pode acabar gerando confusão. É claro que tem gente que gosta de bagunça no carnaval, mas com segurança é bem melhor;

  • Chegue no início da concentração dos blocos! Além de aproveitar mais a festa, você conseguirá ficar em locais mais estratégicos. Para quem gosta de ficar perto da bateria, é a melhor forma.

ONDE COMER

Não é novidade nenhuma falar que BH é a capital dos botecos, certo? Então, em toda esquina que você for, terá diversas opções para comer.

Os tira-gostos geralmente são gostosos, fartos e bem preparados, mas lembre-se: é carnaval! Então, evite abusar dos quitutes maravilhosos que temos por aqui. Ou não conseguirá curtir a folia muito tempo.. Prefira comidas saudáveis, para ter energia suficiente para curtir a festa até o final.

A Prefeitura fez o cadastro dos ambulantes que estão autorizados a vender seus produtos nas ruas de BH, então, dê preferência à eles caso resolva comprar algo na rua (preferencialmente bebida).

Para quem optar por blocos na região da Savassi, indicamos os restaurantes da Rua Antônio de Albuquerque.. lá tem muita coisa boa, principalmente no quarteirão fechado..

Para quem gosta de comida típica baiana, não deixe de experimentar o acarajé no Acarajé da Baiana (Rua Antônio de Albuquerque, 440), e quem curte Mexicano, não perca o Takos Mexican GastroBar (Rua Antônio de Albuquerque, 448) mas lembre-se, comam com moderação!

Comida Mineira é no restaurante Chalé Mineiro (Rua Tomé de Souza, 1121), a comida é boa, tem muitaaa variedade, porém é bem pesada.

Ainda nesta região, quem é mais "saudável" e queira optar por saladas (só salada mesmo), indicamos o restaurante Horta 31 (R. Antônio de

Albuquerque, 684). Comida rápida, prática e muito boa.

Se optar por lanche, experimente o delicioso pão de queijo da Pão de Queijaria (Rua Antônio de Albuquerque, 856), os pães de queijo recheados são deliciosos e polenta ou batata que acompanham não ficam atrás.

Para quem optar por blocos na região do Santo Antônio, indicamos o bar Amarelim (Av. Prudente de Morais, 920), os tira-gostos são maravilhosos. O Boi Prudente (Av. Prudente de Morais, 1174) também é uma boa opção.

Na região do Santa Tereza, tem o tradicional Restaurante Bolão (R. Mármore, 681), com espaguete maravilhoso. Vale a pena dar um pulinho lá.

Na região do Centro, vale muitoooo a pena tirar um tempo para comer no Mercado Central, lá todas as opções são muito boas. No entanto, indicamos sem dúvidas, o Fígado com Jiló do restaurante Casa Cheia (Avenida Augusto de Lima, 744 | Loja 167). Para quem não quer gastar muito tempo no almoço, o Shopping Cidade (Rua dos Tupis, 337)é mais central e possui duas praças de alimentação, com diversas opções de restaurantes. Destaque para os pratos a la carte do Parilla Italia (Praça de alimentação - Piso Rio de Janeiro) e Almanaque Chopperia e Espaço Gourmet (Piso Goitacazes).

ONDE SE HOSPEDAR

A rede hoteleira está preparada para receber os foliões, muitos hotéis já estão com ocupação de 80% da sua capacidade, esperando atingir os 100% das reservas até a próxima semana. Alguns estabelecimentos estão disponibilizando transporte para os principais blocos e mimos para atrair os foliões.

Se você ainda não encontrou seu hotel, segue abaixo algumas opções que ainda possuem disponibilidade, há diárias a partir de R$100,00:

HOTÉIS NA SAVASSI

Promenade Champagnat - Rua Santa Rita Durão, 1000

Promenade Pancetti - Rua Pernambuco, 1045

Promenade Ianelli - Rua Paraiba, 1287

Max Savassi Apart Service - Rua Antonio de Albuquerque, 335

My Place Savassi Hotel Boutique - Rua Professor Moares, 674

Holiday Inn Belo Horizonte Savassi - Rua Professor Morais, 600

Tulip Inn Belo Horizonte - ua. Antônio de Albuquerque, 54

Boulevard Plaza - Av. Getulio Vargas 1640 - Savassi

HOTÉIS NA REGIÃO CENTRAL

Belo Horizonte Plaza - Rua Timbiras, 1660

Clarion Lourdes Belo Horizonte - Rua Bernardo Guimarães, 2032

Ibis Styles Belo Horizonte Minascentro - Rua dos Guajajaras, 849

Hotel Metropole - Rua da Bahia, 1023

Normandy Hotel - Rua dos Tamoios, 212

Bristol Merit Hotel - Rua Dos Tamoios, 341

Para quem quer curtir o carnaval com mais economia, vale conferir as opções de hospedagem no Airbnb e Hostels de Belo Horizonte.

HOSTELS

Home Center Hostel - Av. Brasil, 1305

BH Boutique Hostel - Rua Timbiras, 2670

Para mais opções de hospedagem dê uma olhadinha aqui.

TRANSPORTE

Como na maioria das cidades do nosso Brasil, os nossos meios de transporte, não são dos melhores... Mas dá para o gasto.. Em função do carnaval, irão transitar ônibus gratuitos para que os foliões acessem os principais blocos da cidade. Você também pode utilizar o metrô que funcionará até as 02:00 da madrugada, além de Táxi, Uber, Cabify e 99Pop.

APLICATIVO

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o aplicativo Carnaval de Belo Horizonte Oficial, ele está disponível na Google Play. O App disponibiliza a listagem dos blocos e o mapa com sua localização, além de mais informações para os turistas. Você também pode conferir essas informações através do site www.carnavaldebelohorizonte.com.br.

Para conferir a programação completa e atualizada, com o mapa dos blocos carnavalescos de 2018, clique aqui.

Dizem que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Então, até lá, caia na folia..

Gostou desse post? Então curte, comente e compartilhe! :)

#carnaval #carnaval2018 #BeloHorizonte #carnavalizabh

65 visualizações
Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes