Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

  • Lorena

Catas Altas – um refúgio próximo à Belo Horizonte


Sabe quando você precisa descansar e não tem a mínima ideia para onde ir? Então, te apresento Catas Altas! Uma cidadezinha do interior de Minas para você se apaixonar!

Essa é a vista que você tem ao sentar na pracinha da igreja de Catas Altas. São muitas casinhas antigas e um mar de montanhas para se apreciar.

Catas Altas é uma cidade acolhedora e possui pouco mais de 5 mil habitantes e dista aproximadamente 120 Km da capital mineira. Para quem gosta de ecoturismo tem lidas trilhas e cachoeiras. Para quem quer se deliciar com a gastronomia tem o famoso Queijo Entre Serras, cerveja artesanal, vinho de jabuticaba, hidromel (a bebida mais antiga do mundo) e ótimos restaurantes com deliciosos pratos mineiros.

A rede hoteleira atende super bem. Tem muitos pontos turísticos com a característica do Brasil colônia, já que Catas Altas faz parte do Circuito Estrada Real e do Circuito do Ouro. Conheça mais sobre essa cidade conosco a partir de agora.

COMO CHEGAR

Saindo de Belo Horizonte, você pode chegar a Catas Altas pela BR-381 ou pela BR-040. Você tem a opção de ir de trem até a estação Dois Irmãos em Barão de Cocais e pegar um ônibus até Santa Bárbara e de Santa Bárbara para Catas Altas ou você pode sair de BH de ônibus direto até Catas Altas.

A Circuitos Turismo faz o serviço de translado da Estação de Trem Dois Irmãos até Catas Altas, então não deixe de entrar em contato com eles quando for a Catas Altas. Eles também oferecem o serviço de Receptivo Turístico da cidade.

Circuitos Turismo – César

Telefone: 31 – 98621-9421 / 31 – 98776-3155

www.circuitosturismo.com.br / Instagram @circuitosturismo

HOSPEDAGEM

Em Catas Altas nos hospedamos na Pousada Vivendas da Serra. Fomos super bem acolhidos pela Maria José e família. A Pousada é linda e esta toda novinha! A vista dos quartos para serra de Catas Altas é deslumbrante. E o café da manhã, o que dizer? Espetacular! Que saudades desse pãozinho de queijo! Amamos ficar hospedados lá e recomendamos muito essa hospedagem. Quer conhecer mais e fazer sua reserva? Acesse aqui!

ONDE COMER

Toda cidade mineira oferece aqueles deliciosos quitutes mineiros. Em Catas Altas você encontra esses pratos no La Violla Brasserie, Armazém Catas Altas, Histórias Taberna e Gastrô da Serra.

PONTOS TURÍSTICOS

  • Matriz Nossa Senhora da Conceição

A Matriz Nossa Senhora da Conceição fica localizada na praça central de Catas Altas. Com estilo barroco, a igreja demorou mais de 50 anos para ser construída e ainda encontra-se internamente inacabada. Devido ao fato de ser tombada pelo patrimônio histórico, essa igreja permanecerá inacabada de modo a preservar sua história. Ela possui obras atribuídas a Mestre Ataíde e Aleijadinho. Se de fora já é linda, imagine por dentro...

  • Capela de Santa Quitéria

A capela de Santa Quitéria foi construída no século XVIII em Catas Altas. Uma curiosidade é que essa capela só fica aberta no mês de maio, durante os festejos dedicados a Santa Quitéria. A vista para a serra e para a cidade são lindas. Essa capela é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

  • Igreja do Rosário

A igreja do Rosário, de arquitetura simples e humilde, foi construída pela população negra em 1862, pois eles não podiam frequentar a mesma igreja que os brancos e ricos. Esse é mais um ponto turístico da cidade com cara de Minas Gerais e que remete ao nosso passado colonial.

  • Cachoeiras

Onde tem mar de montanhas certamente tem lindas cachoeiras. E em Catas Altas não é diferente! O ecoturismo ainda é incipiente, mas existem muitas cachoeiras e trilhas para serem exploradas. A cachoeira da Santa é a mais próxima do centro da cidade. O trajeto até ela é muito fácil e você pode chegar de carro até a cachoeira. A água é geladinha, porém dá para aguentar rsrs. Tem outras lindas cachoeiras bem perto como a do Maquiné para se tomar um bom banho refrescante.

  • Bicame de Pedra

O Bicame de Pedra é um arqueoduto construído no século XVIII por escravos para captar água da Serra do Caraça e leva-la até à mineração para lavagem de minérios e cascalhos. A água passava pelo canal que havia em torno de 13 Km de extensão. Hoje existe apenas cerca de 100 metros de ruínas do arqueoduto. Para chegar ao Bicame é necessário ir de carro, pois fica um pouco afastada do centro de Catas Altas.

  • Santuário do Caraça

Uma das belezas naturais mais exuberantes de Minas Gerais é o Santuário do Caraça. Ela fica na Serra do Caraça entre Catas Altas e Santa Barbara e foi fundada em 1772. O nome oficial do complexo é Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e tem o apelido de Caraça devido à forma de um rosto deitado que a serra forma em determinado ponto. Esse lugar é tão incrível que faremos um post especial falando tudo sobre ele.

Quer mais dicas de Catas Altas, acessem os sites de Catas Altas, Explore Minas e O Queijo Vai Na Mala.

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

Deseja conhecer esse lugar incrível? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

#minasgerais #catasaltas #interiordeminas #cachoeira #estradareal #circuitodoouro

173 visualizações