• Lorena

Santuário do Caraça em Catas Altas


Uma das belezas naturais mais exuberantes de Minas Gerais é o Santuário do Caraça. Ela fica na Serra do Caraça entre Catas Altas e Santa Barbara e foi fundada em 1772. O nome oficial do complexo é Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e tem o apelido de Caraça devido à forma de um rosto deitado que a serra forma em determinado ponto.

O conjunto arquitetônico é composto pela Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, pelo prédio do colégio e seminário, onde atualmente funcionam o museu e a biblioteca, as catacumbas onde estão enterrados os corpos dos padres e estudantes do Caraça, o claustro e a pousada.

Inicialmente, foi edificado um monastério e a igreja em estilo barroco, anos seguinte foi transformado em Colégio. Dois ex-presidentes brasileiros – Afonso Pena e Artur Bernardes – se formaram nesse colégio. O colégio funcionou até 1968 quando um incêndio destruiu parte de suas instalações.

No século XIX a antiga igreja foi substituída por uma maior com estilo neogótico. Dentro você pode observar a gigantesca obra “Última Ceia” de Mestre Ataíde, é incrivelmente linda!

O parque possui uma grande diversidade de flora e fauna. Destacando as mais de duzentas espécies de orquídeas e do lobo guará. O parque possui também muitas quedas d’água, rios, lagos, grutas e trilhas e você pode conhecer tudinho! Algumas trilhas só podem ser feitas com guias, devido às exigências da caminhada e do nível de dificuldade e perigo.

Ele funciona diariamente de 8 às 17 horas e a entrada custa R$12,00 durante a semana e R$18,00 nos finais de semana.

As antigas dependências do Caraça foram transformadas em pousada. Existe ainda uma segunda pousada que fica no início da Serra, a pousada Fazenda do Engenho. As pousadas proporcionam uma experiência incrível, como a de acordar no meio da natureza, de degustar um delicioso buffet de café da manhã, almoço e jantar, além de poder ver de perto o lobo guará que vem se alimentar no adro da igreja durante a noite.

Faça sua reserva com antecedência, pois a hospedagem no complexo do Caraça é bem concorrida! Acesse o site do Santuário do Caraça para fazer sua reserva.

Quem aí gosta de queijo? Eu amo! Na serra do Caraça é produzido o famoso Queijo Entre Serras. Ele é um queijo de casca amarela e miolo macio. O tempo de cura é estimado em três semanas. Eles contam com mais de cem vacas Jersolanda para a produção do leite. O Gersino é quem cuida do processo de produção do queijo. Na serra do Caraça também são produzidos vinhos, hidromel, biscoitos e geleias. É muita gostosura.

Para conhecer o Conjunto Arquitetônico do Santuário do Caraça recomendamos a empresa Circuitos Turismo. Eles nos proporcionaram esse passeio lindo e foram muito profissionais. Amamos tudo o que conhecemos!

Circuitos Turismo – César

Telefone: 31 – 98621-9421 / 31 – 98776-3155

www.circuitosturismo.com.br / Instagram @circuitosturismo

Quer mais dicas de Catas Altas e do Santuário do Caraça, acesse o nosso post completo de Catas Altas e os sites de Catas Altas, Explore Minas e O Queijo Vai Na Mala.

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

Deseja conhecer esse lugar incrível? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

#estradareal #interiordeminas #catasaltas #minasgerais #santuario #santuariodocaraçaç

0 visualização
Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes