- Lorena
Conhecendo a cidade de São João del-Rei - Minas Gerais

O município de São João del-Rei, antes conhecido como Arraial Novo do Rio das Mortes, foi fundado em 1701 por bandeirantes paulistas e elevada à cidade em 1838, tendo sido considerado Tomé Portes del-Rei o fundador. É apontada como uma das maiores cidades do século XVIII, tendo um rico acervo em história e cultura que fazem parte da nossa querida Minas Gerais.
Também foi palco da Guerra dos Emboabas, um conflito armado que ocorreu entre 1707 a 1709 para disputar o direito de exploração das jazidas de ouro descobertas na região.
A cidade cresceu, porém, ainda persiste viva a tradição do Brasil Colônia, com muitos casarões e sobrados. As igrejas tocam os sinos para avisar o início da missa ou a hora da Ave Maria.
São João del-Rei é uma importante cidade acadêmica, nela encontra-se instalada a Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, uma das mais renomadas universidades mineira. São muitos estudantes e repúblicas que movimentam o dia a dia da cidade.
Algumas personalidades nasceram em São João, dentre elas, o falecido ex-Presidente do Brasil, Tancredo Neves.

COMO CHEGAR
A cidade está a 190 KM de Belo Horizonte e para chegar até ela deve-se pegar a BR-040 e BR-383. Diariamente, saem ônibus da rodoviária de BH com direção a esse destino, a empresa Sandra faz esse trajeto. A viagem dura em média 3:30 hs.
HOSPEDAGEM
Em São João del-Rei ficamos hospedados na Posada Paço do Lavradio. Imagina um lugar com muito verde, totalmente tranquilo, com uma decoração charmosa e um ambiente acolhedor. Essa é a Pousada Paço do Lavradio!
Os quartos são aconchegantes e o café da manhã impecável! Saboreei um delicioso pão de queijo bem mineiro e um bolo de laranja inesquecível!
A piscina é uma ótima opção para relaxar e curtir o sol. Para quem gosta de boas leituras, tem muitos livros disponíveis que você pode contemplá-los nos lindos espaços externos. E para a criançada tem parquinho com cama elástica e casinha de bonecas.
A equipe da pousada se mostrou sempre prestativa e atenta com seus hospedes, fomos muito bem atendidos. O acesso é bem fácil e sinalizado. Encontramos aqui um ambiente completamente encantador e único. Recomendamos a Paço do Lavradio em São João del-Rei, temos certeza que vocês irão se apaixonar!
Quer conhecer mais e fazer sua reserva? Acesse aqui o post completo sobre nossa experiência na Pousada!

ONDE COMER
A comida mineira típica da região reflete a história da cidade. Você irá encontrar pratos deliciosos como: feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão e frango com ora-pro-nóbis.
Almoçamos no Restaurante Pelourinho, uma comida muito gostosa, bem mineirinha e um preço ótimo. Existem outros bons restaurantes que também nos foi recomendado: Scenario Chopperia, Restaurante Trilhos de Minas Colônia e Taberna d’Omar.
Jantamos no Arcos do Pilar, um espaço gourmet muito bem decorado, aconchegante e de atendimento excelente, sem contar na qualidade dos pratos.
PONTOS TURÍSTICOS
A cidade é toda turística, por onde se passa você encontra museus, igrejas, casarões, solares e muito mais. A arquitetura colonial e a arte barroca nos encantam a cada olhar.
Um final de semana é suficiente para conhecer os pontos turísticos do centro histórico e tirar lindas fotos.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Essa Igreja é considerada a mais antiga da cidade, sua construção iniciou-se em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Embora seja de interior simples, é linda por fora.

Ponte do Rosário e Ponta da Cadeia
A ponte do Rosário foi construída em 1800, ela possui arcos plenos, o que a diferencia da ponte da cadeia, construída em 1797, que possui arcos abatidos.
Biblioteca Municipal Batista Caetano D’Almeida
A Biblioteca foi fundada em 1827 e possui vasto acervo de obras raras e antigos jornais publicados na cidade. É considerada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais. Hoje ela funciona em outro prédio.
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Uma das mais lindas de São João, a Catedral começou a ser erguida em 1721, sendo moldada por vários artistas em épocas diferentes, o que a torna mais charmosa e harmônica. Os sinos de bronze anunciam as missas, comunicam falecimentos e festejam nascimentos, cada um com seu repique.
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja erguida em rococó, sua fachada foi iniciada em 1787 pelo mestre português Francisco de Lima Cerqueira. Em seu interior é possível observar a predominância da cor branca e talhas folheadas a ouro, além da imagem de Cristo inacabada.
Igreja São Francisco de Assis
Com imagens de Aleijadinho em seu interior, a Igreja de São Francisco de Assis é rica em linhas curvas e um adro sinuoso. O jardim central possui o desenho em formato de sino e anjos barrocos ornamentam a portada. A Coroa Real, talhada em pedra, complementam a simbologia, onde se destacam a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, os escudos de Portugal e da Ordem Terceira de São Francisco.
Atrás da igreja se encontra o cemitério da Ordem Terceira, onde foi sepultado, em 1985, o ex-presidente Tancredo Neves. E à frente, a ampla praça em forma de lira abriga imensas palmeiras imperiais.
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Esta Igreja está situada no alto das Mercês, vale a pena subir as escadarias para ter a vista para cidade. Ela foi remodelada em 1808, em substituição à primitiva capela de 1751.
Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário foi inaugurado em 1891, contendo em seu acervo documentos, fotografias, sinos, equipamentos e outros objetos que retratam a história ferroviária. Uma das peças em destaque é a locomotiva nº 1, a primeira da Estrada de Ferro Oeste de Minas, importada dos Estados Unidos.
Maria Fumaça
Um dos passeios mais deliciosos de São João del-Rei é a imperdível Maria Fumaça que liga a cidade até Tiradentes, por um trecho de 12 Km, percorrido por cerca de 40 minutos. A vista da janela impressiona por tanta beleza natural ao longo do caminho e às margens do Rio das Mortes. São nove vagões para acomodar até 280 passageiros por viagem entre as estações construídas no século XIX. Ela foi inaugurada por Dom Pedro II e funciona com uma locomotiva a vapor com bitola de 76 cm.
O passeio de Maria Fumaça custa R$70,00 inteira ida e volta.
Museu Regional
Esse museu está localizado na casa onde morou o Comendador João Antônio da Silva Mourão. O seu acervo constitui de elementos da cultura matérias dos séculos XVIII e XIX, como mobiliário, meios de transporte, imagens sacras, pinturas e esculturas, que contam um pouco da vida da elite mineira no período colonial e imperial.

Memorial Tancredo Neves
No memorial é possível apreciar a trajetória política de Tancredo Neves. Tancredo é considerado um dos mais importantes presidentes da história brasileira pela luta na redemocratição do nosso pais após a Ditadura Militar.
Solar dos Neves
Prédio de dois andares pertencente à Família Neves, no qual o ex-presidente da República, Tancredo Neves, morou.

Cemitério de Nossa Senhora do Carmo
Esse cemitério possui uma particularidade: é coberto. É um dos mais raros do país nessa arquitetura com portão de ferro fundindo, de 1836, feito pelo mestre ferreiro Jesuíno José Ferreira.

Rua Santo Antônio
Uma das ruas mais antigas de São João del-Rei construída ao logo do Caminho Geral do Sertão, sendo atualmente conhecida como ”Rua das Casas Tortas”.
E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.
Deseja conhecer esse lugar incrível? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.
Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.
#sãojoãodelrei #minasgerais #cidadehistórica #interiordeminas #sjdr