• Lorena

Conhecendo a cidade de São João del-Rei - Minas Gerais


O município de São João del-Rei, antes conhecido como Arraial Novo do Rio das Mortes, foi fundado em 1701 por bandeirantes paulistas e elevada à cidade em 1838, tendo sido considerado Tomé Portes del-Rei o fundador. É apontada como uma das maiores cidades do século XVIII, tendo um rico acervo em história e cultura que fazem parte da nossa querida Minas Gerais.

Também foi palco da Guerra dos Emboabas, um conflito armado que ocorreu entre 1707 a 1709 para disputar o direito de exploração das jazidas de ouro descobertas na região.

A cidade cresceu, porém, ainda persiste viva a tradição do Brasil Colônia, com muitos casarões e sobrados. As igrejas tocam os sinos para avisar o início da missa ou a hora da Ave Maria.

São João del-Rei é uma importante cidade acadêmica, nela encontra-se instalada a Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, uma das mais renomadas universidades mineira. São muitos estudantes e repúblicas que movimentam o dia a dia da cidade.

Algumas personalidades nasceram em São João, dentre elas, o falecido ex-Presidente do Brasil, Tancredo Neves.

COMO CHEGAR

A cidade está a 190 KM de Belo Horizonte e para chegar até ela deve-se pegar a BR-040 e BR-383. Diariamente, saem ônibus da rodoviária de BH com direção a esse destino, a empresa Sandra faz esse trajeto. A viagem dura em média 3:30 hs.


HOSPEDAGEM

Em São João del-Rei ficamos hospedados na Posada Paço do Lavradio. Imagina um lugar com muito verde, totalmente tranquilo, com uma decoração charmosa e um ambiente acolhedor. Essa é a Pousada Paço do Lavradio!

Os quartos são aconchegantes e o café da manhã impecável! Saboreei um delicioso pão de queijo bem mineiro e um bolo de laranja inesquecível!

A piscina é uma ótima opção para relaxar e curtir o sol. Para quem gosta de boas leituras, tem muitos livros disponíveis que você pode contemplá-los nos lindos espaços externos. E para a criançada tem parquinho com cama elástica e casinha de bonecas.

A equipe da pousada se mostrou sempre prestativa e atenta com seus hospedes, fomos muito bem atendidos. O acesso é bem fácil e sinalizado. Encontramos aqui um ambiente completamente encantador e único. Recomendamos a Paço do Lavradio em São João del-Rei, temos certeza que vocês irão se apaixonar!

Quer conhecer mais e fazer sua reserva? Acesse aqui o post completo sobre nossa experiência na Pousada!

ONDE COMER

A comida mineira típica da região reflete a história da cidade. Você irá encontrar pratos deliciosos como: feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão e frango com ora-pro-nóbis.

Almoçamos no Restaurante Pelourinho, uma comida muito gostosa, bem mineirinha e um preço ótimo. Existem outros bons restaurantes que também nos foi recomendado: Scenario Chopperia, Restaurante Trilhos de Minas Colônia e Taberna d’Omar.

Jantamos no Arcos do Pilar, um espaço gourmet muito bem decorado, aconchegante e de atendimento excelente, sem contar na qualidade dos pratos.

PONTOS TURÍSTICOS

A cidade é toda turística, por onde se passa você encontra museus, igrejas, casarões, solares e muito mais. A arquitetura colonial e a arte barroca nos encantam a cada olhar.

Um final de semana é suficiente para conhecer os pontos turísticos do centro histórico e tirar lindas fotos.

  • Igreja Nossa Senhora do Rosário

Essa Igreja é considerada a mais antiga da cidade, sua construção iniciou-se em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Embora seja de interior simples, é linda por fora.

  • Ponte do Rosário e Ponta da Cadeia

A ponte do Rosário foi construída em 1800, ela possui arcos plenos, o que a diferencia da ponte da cadeia, construída em 1797, que possui arcos abatidos.

  • Biblioteca Municipal Batista Caetano D’Almeida

A Biblioteca foi fundada em 1827 e possui vasto acervo de obras raras e antigos jornais publicados na cidade. É considerada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais. Hoje ela funciona em outro prédio.

  • Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Uma das mais lindas de São João, a Catedral começou a ser erguida em 1721, sendo moldada por vários artistas em épocas diferentes, o que a torna mais charmosa e harmônica. Os sinos de bronze anunciam as missas, comunicam falecimentos e festejam nascimentos, cada um com seu repique.

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja erguida em rococó, sua fachada foi iniciada em 1787 pelo mestre português Francisco de Lima Cerqueira. Em seu interior é possível observar a predominância da cor branca e talhas folheadas a ouro, além da imagem de Cristo inacabada.

  • Igreja São Francisco de Assis

Com imagens de Aleijadinho em seu interior, a Igreja de São Francisco de Assis é rica em linhas curvas e um adro sinuoso. O jardim central possui o desenho em formato de sino e anjos barrocos ornamentam a portada. A Coroa Real, talhada em pedra, complementam a simbologia, onde se destacam a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, os escudos de Portugal e da Ordem Terceira de São Francisco.

Atrás da igreja se encontra o cemitério da Ordem Terceira, onde foi sepultado, em 1985, o ex-presidente Tancredo Neves. E à frente, a ampla praça em forma de lira abriga imensas palmeiras imperiais.

  • Igreja Nossa Senhora das Mercês

Esta Igreja está situada no alto das Mercês, vale a pena subir as escadarias para ter a vista para cidade. Ela foi remodelada em 1808, em substituição à primitiva capela de 1751.

  • Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário foi inaugurado em 1891, contendo em seu acervo documentos, fotografias, sinos, equipamentos e outros objetos que retratam a história ferroviária. Uma das peças em destaque é a locomotiva nº 1, a primeira da Estrada de Ferro Oeste de Minas, importada dos Estados Unidos.

  • Maria Fumaça

Um dos passeios mais deliciosos de São João del-Rei é a imperdível Maria Fumaça que liga a cidade até Tiradentes, por um trecho de 12 Km, percorrido por cerca de 40 minutos. A vista da janela impressiona por tanta beleza natural ao longo do caminho e às margens do Rio das Mortes. São nove vagões para acomodar até 280 passageiros por viagem entre as estações construídas no século XIX. Ela foi inaugurada por Dom Pedro II e funciona com uma locomotiva a vapor com bitola de 76 cm.

O passeio de Maria Fumaça custa R$70,00 inteira ida e volta.

  • Museu Regional

Esse museu está localizado na casa onde morou o Comendador João Antônio da Silva Mourão. O seu acervo constitui de elementos da cultura matérias dos séculos XVIII e XIX, como mobiliário, meios de transporte, imagens sacras, pinturas e esculturas, que contam um pouco da vida da elite mineira no período colonial e imperial.

  • Memorial Tancredo Neves

No memorial é possível apreciar a trajetória política de Tancredo Neves. Tancredo é considerado um dos mais importantes presidentes da história brasileira pela luta na redemocratição do nosso pais após a Ditadura Militar.

  • Solar dos Neves

Prédio de dois andares pertencente à Família Neves, no qual o ex-presidente da República, Tancredo Neves, morou.

  • Cemitério de Nossa Senhora do Carmo

Esse cemitério possui uma particularidade: é coberto. É um dos mais raros do país nessa arquitetura com portão de ferro fundindo, de 1836, feito pelo mestre ferreiro Jesuíno José Ferreira.

  • Rua Santo Antônio

Uma das ruas mais antigas de São João del-Rei construída ao logo do Caminho Geral do Sertão, sendo atualmente conhecida como ”Rua das Casas Tortas”.

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

Deseja conhecer esse lugar incrível? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

#sãojoãodelrei #minasgerais #cidadehistórica #interiordeminas #sjdr

152 visualizações
Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes