• Leandra

Ouro Preto: turistando pelas ladeiras da cidade histórica


Ouro Preto é uma cidade histórica em Minas Gerais e de grande importância para o Brasil, já que fez parte do Circuito do Ouro quando ainda era conhecida como Vila Rica, a capital da Província de Minas Gerais até a inauguração de Belo Horizonte em 1897. Também foi palco de grandes lutas, da escravidão dos negros, da Inconfidência Mineira e hoje, para recompensar tantas dores e devido a sua importância histórica mundial, é apadrinhada como Cidade Monumento Nacional e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Visitar Ouro Preto é voltar no tempo, é subir e descer as lindas ladeiras com calçamento de grandes pedras encravadas nas ruas, é ouvir o sino da igreja na Praça Principal e tomar um cafezinho na esquina enquanto vê o vai e vem de pessoas. Como é bom vivenciar Ouro Preto!!!

O ar de Ouro Preto é diferente! Seu povo, suas tradições, sua culinária, seu artesanato são tudibão!

Temos o privilégio de morar a aproximadamente 2h desta cidade que encanta pela sua história, beleza e mistério. Sim... Belo Horizonte é bem próxima a Ouro Preto. Pela BR040 e BR356 sentido Rio de Janeiro, você faz uma boa viagem pelas estradas e montanhas de Minas: um verdadeiro Mar de Morros. Aproveite, pare no caminho e conheça o Museu Jeca Tatu com um acervo de antiguidades e também para comer pastéis de angu.

Recomendação: cautela no trecho de curvas e descidas íngremes! Faça uma viagem com tranquilidade!

Chegando em Ouro Preto

Saindo da estrada, logo avista-se a casinha de Informações Turísticas, a rodoviária, o posto de gasolina. Caminhando mais um pouco, a primeira vista que encanta: próxima à Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia a parada é obrigatória para uma foto.

Dica: Se estiver de carro, estacione as ruas próximas à esta igreja porque é mais fácil encontrar vagas. Estacionar no centro é muito difícil em finais de semana e feriados.

Descendo e chegando à Praça Tiradentes, a vista 360 graus é linda!

Curta bastante a Praça. Nela você encontrará o Museu da Inconfidência, lojas de artesanatos, restaurantes, cafés, sorveterias, táxi e saídas para as principais ruas do Centro Histórico de Ouro Preto.

O que fazer em Ouro Preto

Turistar!!! Muito! Prepare as pernas! Ouro Preto é para ser conhecida a pé. Claro que na medida do possível.

Ouro Preto é um museu a céu aberto, de arquitetura barroca com muitos rococós. A cidade tem muitas igrejas, ladeiras, excelentes restaurantes, cafés e vários passeios. Vamos falar de alguns, para você ter referências!

Igrejas e Capelas

Ouro Preto possui muitas igrejas (11) e capelas (10) para serem visitadas. Algumas cobram um valor para visita e outras, dependendo da época, podem estar fechadas. Tente conhecer pelo menos 3 igrejas por dentro, para você entender a grandiosidade no interior delas, com muito ouro, brilho e pintura fantástica.

Feirinha de Artesanato – Pedra Sabão

A feira do Largo do Coimbra ou como é conhecida, Feira de Pedra Sabão, fica bem próxima à Praça Tiradentes. Localizada na Praça São Francisco, em frente à Igreja São Francisco de Assis, oferece uma grande variedade de objetos de arte produzidos com pedra sabão. São lindos e são a “cara” de Ouro Preto. Não tem como não comprar uma lembrancinha de pedra sabão, nem que seja uma ima de geladeira..hahaha

Aproveite a proximidade e visite a Igreja São Francisco de Assis, uma das mais visitadas pelos turistas pela sua importância histórica, já que possui obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Lojas de Artesanatos

Existem muuuitas lojas de artesanatos pela cidade, então ande bastante e pesquise. Em geral, as lojas possuem opções parecidas de compras, mas os preços variam consideravelmente. As lojas das ruas laterais são mais em conta que as lojas da Praça Tiradentes. Fica a dica!

Museu da Inconfidência

Um passeio que vale muito a pena em Ouro Preto é visitar o Museu. O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, possui uma exposição permanente que apresenta a Inconfidência relacionada com Ouro Preto, com objetos, móveis, vestuário da vida social, política e artística mineira dos séculos XVIII e XIX. Conseguimos ver as diferenças de classes sociais, formas de trabalho, estaturas das pessoas da época... tudo isso andando pelas salas e observando o rico acervo do museu, que também possui obras de Aleijadinho e outros artistas. É muito interessante!

Eu amo turismo histórico.

O circuito de visitação percorre os 2 andares de muita história e cultura.

Você ainda conta com um Café, uma livraria e um lojinha.

A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 18h.

O ingresso é R$10,00 a inteira.

Meia-entrada é permitida para estudantes e professores, mediante apresentação de devida documentação; e idosos acima dos 60 anos de idade, mediante apresentação de RG.

Infelizmente não podemos tirar fotos no interior do Museu, mas você pode obter todas as informações no site http://www.museudainconfidencia.gov.br/

Museu da Ciência e da Técnica da Escola de Minas - Vista privilegiada da Praça Tiradentes

Para quem curte pedras preciosas e outras áreas da Ciência, vale a pena visitar, mas se você quiser só curtir a vista da Praça por um olhar diferente, suba até a entrada do museu e vislumbre uma Ouro Preto lá de cima.

Restaurantes e Cafés

Ouro Preto tem restaurantes para todos os gostos e bolsos. Próximas à Praça Tiradentes, as ruas laterais têm muitas opções de self-service e a la carte. Sugiro pesquisar nos sites de avaliação para escolher a melhor opção para você, já que os preços variam muito.

Em relação aos cafés, tive a oportunidade de ir em 2: Chocolates Ouro Preto e Império do Café.

Os 2 cafés são bons, com produtos de qualidade e bom atendimento.

O diferencial do Chocolates Ouro Preto é a vista da janela lateral e a sensação de estar num casarão antigo. Se você conseguir sentar nas janelas laterais à tarde, poderá vislumbrar um lindo entardecer com o burburinho dos transeuntes da Praça Tiradentes. Eu amoooo!!! Além disso, eles fabricam um chocolate maravilhoso!

O Império do Café é mais sofisticado, oferece chás deliciosos, cervejas artesanais, possui galeria de arte e um ambiente lindo e moderno. Amei demais também.

Onde hospedar

Ouro Preto tem muitas hospedagens. Nas duas vezes em que passei mais de um dia lá, fiquei hospedada no Sesc Estalagem Ouro Preto.

Como temos muito o que dizer de lá, farei um post separado com todos os detalhes para você. Se quiser, envie mensagem com suas dúvidas e responderemos o mais breve possível.

Aproveite também nossas ofertas de hospedagem pelo Booking.com.

Faça sua reserva pelo nosso link e fortaleça nosso blog :)

Outros passeios

Existem 2 passeios que são muito legais em Ouro Preto e que também merecem posts separados: Trem da Vale Ouro Preto – Mariana e Mina da Passagem – Mariana.

Em breve traremos todos os detalhes destes passeios que valem a pena.

Espero que esteja com muita vontade de visitar Ouro Preto, porque é um turismo marcante!

E aí, gostou do post? Ficou com dúvidas? Escreva nos comentários.

Até o próximo post! Enquanto isso, navegue pelo blog e veja outros roteiros pelo Brasil e pelo mundo a fora.

#MinasGerais #interiordeminas #ouropreto

77 visualizações
Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes