Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

  • Leandra

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida


Olá, Viajante!

Neste post vamos escrever sobre nossa visita ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo.

E claro, dar dicas para você!

Foi uma experiência magnífica. Aparecida do Norte é um destino de turismo religioso, mas também um destino de fé, independente de religião, uma vez que a história sobre o Santuário é uma história sobre a fé humana e faz parte da história do Brasil. Vale a pena turistar em Aparecida do Norte.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida - Basílica

Pense num templo impressionante, lindo, grande e de energia maravilhosa! O Santuário é assim.

Logo na entrada lateral de quem chega pela passarela, tem-se uma Torre de Sinos linda. O quando os sinos tocam, impossível não chorar de emoção.

Assista ao vídeo e sinta a emoção...

Nesse mesmo lado tem um loja onde você poderá comprar a vela de metro e vários objetos religiosos.. ah.. e também água!

Os banheiros ficam no subsolo, assim como também várias salas, livraria, lanchonete Casa do Pão, inclusive o estúdio da TV Aparecida.

O lado interno do Santuário é muito amplo, com muitas cadeiras e as paredes muito bem decoradas. Vale parar e adminirar.

Se puder, assista a uma missa com coral e orquestra. Você irá se emocionar!

Clique na imagem para ampliá-la.

Imagem Nossa Senhora Aparecida

A tão procurada imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada pelos pescadores, fica em uma passagem externa ao lado do Santuário. É fácil o acesso. Pergunte aos auxiliares que ficam numas bancadas de informações.

Nossa dica é você visitar a imagem durante as missas porque tende a ficar mais vazio.

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida tem uma energia que não conseguimos explicar. Muito forte. Somente indo para saber do que estamos falando. Energia divina que acolhe e emociona!

Clique na imagem para ampliá-la.

O Mirante da Torre da Basílica é um ponto de visitação também. A vista é linda!

Passeie pelos arcos romanos da Basílica, pelo lado de fora, por dentro… explore o Santuário!

Praça de Alimentação do Santuário

A Praça de Alimentação externa do Santuário é muito boa.. mesmo! Vários tipos de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, quiosques. Os preços são muitos bons e comida de qualidade. Lá tem também caixas eletrônicos e lojinhas.

No corredor que dá acesso à Praça de alimentação ficam os guichês para o bondinho, para o Museu de Cera e filme que conta a história da imagem e dos pescadores, que deu origem ao Santuário que hoje conhecemos.

Faremos um post separado para contar nossa ótima experiência no Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, onde fica o museu, o cinema e acervo histórico. Aguarde!

Morro do Presépio

Próximo à Praça de Alimentação, o Morro do Presépio é um local de paz, com imagens de gesso em tamanho real. O lugar é muito bonito.

Passarela da Fé

A passarela que dá acesso ao Santuário tem entrada pela Galeria Recreio e pelo final da pracinha onde fica a Basílica Velha.

A passarela foi construída para oferecer acesso entre a Basílica Velha e o Santuário Nacional. O bacana da passarela é visão panorâmica de Aparecida. Não deixe de passar por ela.

Ah, vale destacar que dentro da galeria tem um mirante para tirar fotos da passarela e da Basílica.

Basílica Velha


A Basílica Velha é datada de 1745, de estilo barroco, foi a terceira construção religiosa realizada para receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida que apareceu para os pescadores do Rio Paraíba do Sul.

........................

Nesta Igreja, passaram pessoas ilustres, como os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas e, anteriormente ainda, a Princesa Isabel.

...........................

É um importante ponto turístico de Aparecida e também local que recebe os romeiros.

............................

Bondinho de Aparecida

Para quem tem coragem, o Santuário oferece um passeio de bondinho aéreo. Parece ser bem legal, mas como estava muito nublado decidimos não ir. Os bondinhos dão acesso ao Morro do Cruzeiro e Torre Mirante, importantes pontos turísticos e de devoção e fé. Vale destacar que o bondinho passa por cima da Via Dutra (via que dá acesso à São Paulo) e isso nos deu um pouco de medo também..hahaha Ficamos com vontade… quem sabe na próxima visita :)

Este link te dá uma boa noção do passeio do bondinho https://bondinhoaparecida.com.br/informacoes/guia-de-visitacao/

Para saber preços, promoções e regulamentos, acesse https://bondinhoaparecida.com.br/precos-e-promocoes/

Comércio

O comércio em Aparecida é farto e barato. Sério! Tem de tudo, tantos nas lojinhas, no shopping, nas barraquinhas... ande bastante para pechinchar e voltar de sacola cheia :)

Localização

Aparecida ou Aparecida do Norte fica no interior de São Paulo, a 2h30min da capital e a 2h do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A estrada é excelente, plana e com pedágios.

Dependendo da época, você encontrará romeiros pela estrada, então dobre os cuidados. No nosso caso, fomos 1 semana antes do dia 12 de outubro, ou seja, muitos romeiros na pista. Ao longo da estrada tem muitos letreiros luminosos alertando.

Nós chegamos em Aparecida por Campos do Jordão. Em 1h30 de estrada você faz o trajeto. Falaremos mais detalhes sobre esta viagem em outro post. Mas, já adiantamos que se você tiver tempo, fique 2 dias em Campos de Jordão e 2 em Aparecida. E se tiver mais uns 3 dias, vale a pena descer para o litoral norte... hehehe... aguarde nossas dicas!!!

Onde ficar


Em Aparecida tem muitos hotéis bons, de todos os preços. Nos foi indicado o Hotel Rainha do Brasil, mas não tinha vaga. Então, decidimos pela Ouro Minas Plaza Hotel.

O Ouro Minas Plaza Hotel fica em uma rua próxima ao Santuário, sendo que o acesso principal a pé é pela passarela. Tem comércio próximo ao hotel, restaurantes e lanchonetes. Para quem tem dificuldade de locomoção, é ideal ir de carro para o Santuário.

O Ouro Minas Plaza Hotel tem instalações novas, quartos satisfatórios e preço acessível. Tem garagem e recepção 24 horas. Nos disseram que estão fazendo melhorias e que virão novidades por aí.

Foto: fériasbrasil.com.br

A acústica do hotel é razoável e não recomendo os quartos com janela para a rua porque tem um comércio bem barulhento. Os quartos do meio e de fundo são melhores. Veja a vista de fundo do hotel para o Morro do Cruzeiro:

O café da manhã é simples e o horário é bem curto, até às 09h30 e nesse horário não tem nada.

Dependendo do que você busca, o Ouro Minas Plaza Hotel pode te atender. Eu voltaria para hospedar nele.

Existe uma gama de hotéis em Aparecida, então colocamos um link para você pesquisar. Utilize o nosso link para realizar as suas reservas de hospedagens e assim nos ajudará a manter o blog.

Clique na imagem da tag de mala de viagem para buscar o seu hotel >>>

_____________________________________________________________

Por tudo que foi escrito, vale muito a pena conhecer Aparecida do Norte!

Deixe o seu comentário!

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!

Até o próximo post das Mineiras Viajantes.

#Aparecida #SãoPaulo #Turismo #Santuário #Turismoreligioso #NossaSenhoraAparecida

33 visualizações