Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

Vesperata em Diamantina - MG

July 30, 2018

 

  

Olá viajante! 

 

Este post especial é sobre a Vesperata em Diamantina, Minas Gerais. Então, não entraremos em detalhes sobre esta linda cidade. Mas, garanto que vai gostar das nossas dicas, afinal a Vesperata é um grande evento que movimenta Diamantina e região, e também, toda a mineirada.

 

Diamantina

 

Diamantina é uma cidade mineira bem turística e com uma história importante para o Brasil. A cidade onde nasceu o presidente Juscelino Kubitschek é fortemente cultural e histórica,  recebendo turistas do mundo inteiro e durante todo o ano.

 

 

Famosa pelos eventos de Vesperata, Diamantina publica, anualmente, um calendário deste acontecimento muito gostoso na praça da cidade.

 

E também, não posso deixar de falar que é a cidade natal de minha mãe e de tantos outros parentes que ainda moram lá :) <3

 

Afinal, o que é a Vesperata?

 

Vesperata é um evento musical tradicional em Diamantina que ocorre todo ano na Rua da Quitanda, entre os meses de abril e outubro, período de menos chuva. É o nome dado aos concertos musicais que acontecem numa rua central, promovidos pelas bandas das cidades. Os musicistas ficam nas sacadas dos casarões enfeitados da rua e ao centro um maestro comanda todo o espetáculo.

 

 
Antes de iniciar a Vesperata, fomos convidados para conhecer o famoso Clube Acayaca que era frequentado pelo nosso Presidente JK. Este salão oferece um baile noturno logo após a Vesperata, mas decidimos não usufruir deste lazer naquele momento. Para quem gosta de dançar, é um prato cheio. Até ensaiamos um "2 pra lá 2 pra cá" com uma boa música..rsrsrs

 

A Vesperata é de encher os olhos, os ouvidos e o coração.

 

As músicas são tocadas por instrumentos diversos e vão do estilo clássico às músicas populares brasileiras, que são o ponto alto da apresentação. A galera presente levanta das cadeiras, dos bancos, cantam e dançam. 

 

É muito bommm!

 

 

Eu fiquei emocionada em vários momentos. É inexplicável. A foto de Juscelino no palco, a alegria das pessoas, os instrumentistas nas sacadas.. uau.. é muito lindo e emocionante! Messssmo! Quero voltar!

 

Eu e meus amigos ficamos nas calçadas mesmo, todo mundo muito juntinho. Os moradores com seus banquinhos também na calçada... é fantástico. Recomendo demais esta experiência cheia de simplicidade, história e cultura mineiras. O mineiro é um bom anfitrião, então o turista vai se sentir em casa.

 

 

 

Para quem quiser conforto, existe a possibilidade de alugar mesas para a Vesperata. A agência Minhas Gerais oferece o aluguel de mesas que dão um conforto a mais para comer e beber enquanto ouve as deliciosas músicas dos anos 70, 80, 90.... rsrsrs  é ótimo!

 

O site Minhas Gerais tira todas as dúvidas sobre as Vesperatas que têm programação anual. Atente para o calendário disponível à época da sua viagem.

 

O espetáculo dura cerca de 2h30 e garanto que passa muito rápido. Então aproveite ao máximo.

 

Depois do espetáculo, a galera super animada continua nas ruas, bares e cafés próximos. Amo esse burburinho de cidade de interior. Amoooo!

 

Hospedagem

 

Quando fomos à Vesperata ficamos hospedados em Biribiri, distrito próximo à Diamantina que é uma graça. Falarei de Biribiri em outro post.

 

De toda forma, Diamantina oferece bons hotéis e pousadas. Clique no nosso link do Booking.com que tem descontos e boas opções na região.

 

 Turismo

 

Não fizemos turismo em Diamantina na época da Vesperata porque optamos por explorar as cachoeiras próximas a Biribiri.

 

 

Mas, sim, Diamantina tem lugares excelentes para visitar como igrejas, mercado,as próprias belezas naturais da região, museu, afinal Diamantina é Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Fizemos um rolezinho assim que chegamos e vislumbramos pontos turísticos imperdíveis e que renderam belas fotos.

 

 

Aos domingos costuma-se ter uma feira fantástica com artesanato e guloseimas mineiras.

 

Em breve faremos uma visita específica em Diamantina e contaremos a você como foi.

 

Quer saber mais? Escreva pra gente!!! Teremos o prazer imenso em responder e ajudar a programar a sua viagem.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja outros posts

Um paraíso chamado Japaratinga

12/11/2019

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

30/10/2019

Dicas para conhecer a África do Sul

15/10/2019

1/17
Please reload