Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

Recife e Olinda – o que conhecer em um dia

October 1, 2018

Recife e Olinda são cidades históricas e cheias de cultura no estado de Pernambuco. A tarefa de conhecê-las em um curto espaço de tempo me fez selecionar as atividades para visitar os principais pontos turísticos. Tinha uma tarde e um dia para conhecer o roteiro escolhido.

 

 

No Recife nos hospedamos no Bairro da Boa Viagem pela proximidade com o aeroporto. Escolhemos o Hotel Vila Rica e fomos surpreendidos com a qualidade desse hotel. Além da sua ótima localização, o café da manhã é surpreendente e no período noturno eles oferecem uma sopa (deliciosa) para os hospedes. O hotel fica na orla, porém o banho não é recomendado devido ao risco de ataque de tubarões. Para conhecer mais sobre esse hotel e suas tarifas acesse aqui.

 

 

Próxima ao hotel está a feirinha tradicional de Boa Viagem, onde você encontra souvenirs e lembranças de viagem. Vale a pena dar uma passada para conhecer!

 

Em Recife escolhemos por conhecer o mercado São José e as igrejas históricas do centro no período livre que tínhamos à tarde e o bairro Recife antigo na manhã seguinte.  

 

Nossa primeira parada na região central foi o mercado São José. Esse mercado foi inaugurado em 1875 e sua arquitetura foi inspirada no mercado público de Grenelle, em Paris. Desbravando o mercado conhecemos mais sobre a cultura pernambucana retratada no artesanato de palha, corda e barro. São mais de 500 boxes com venda de itens gerais e souvenirs. O mercado também é um ponto de referência para venda de pescado, frutas e legumes com ótimos preços.

 

Andando um pouco mais nas ruas que cercam o mercado conhecemos lindas igrejas, a grande maioria estava em reforma ou fechada, o que impediu de serem conhecidas por dentro. A única que estava aberta era a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, que por sinal é lindíssima por dentro e por fora.

 

As igrejas que visitamos foram:

  • Basílica Nossa Senhora da Penha

  • Igreja Nossa Senhora do Livramento

  • Basílica de Nossa Senhora do Carmo

  • Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares

  • Igreja Matriz de Santo Antônio

O trajeto que fizemos foi o abaixo.

 


Existem outras igrejas no centro do Recife, porém como já estava anoitecendo decidimos retornar ao hotel por questão de segurança.

 

Na manhã seguinte partimos para conhecer o Bairro do Recife ou Recife Antigo. Foi nesse local que se iniciou o povoamento do estado do Pernambuco no século XVI, pois ali estava instalado o porto com o objetivo de escoar o pau Brasil e os demais produtos advindos de Olinda.

 

Os prédios antigos e as ruas de paralelepípedo dão um charme e nos mergulham na história do nosso Brasil. Fizemos o roteiro todo a pé que durou toda manhã.

 

Os pontos turísticos que visitamos são:

  • Praça do Marco Zero

  • Parque das Esculturas Francisco Brennand

  • Caixa Cultural Recife – Antigo Prédio da Bolsa

  • Centro de Artesanato de Pernambuco

  • Cais do Sertão

  • Embaixada de Pernamburo

  • Paço do Frevo

  • Restaurante português – Taberna Portuguesa

  • Sinagoga

  • Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes

  • Cioccolatte Gelateria

 

 

 

Após a visita ao Recife Antigo, partimos para Olinda de Uber. Trajeto é bem rápido, dura cerca de 20 minutos. Em Olinda fomos conhecer a Cidade Alta, local histórico da cidade com lindas igrejas antigas e uma bela vista.

 

Decidimos conhecer primeiramente as igrejas do alto e depois ir descendo as ladeiras conhecendo as demais. Algumas estavam fechadas e podemos apenas apreciar a arquitetura externa.

 

Fizemos o seguinte roteiro:

  • Igreja da misericórdia

  • Catedral Metropolitana de São Salvador

  • Igreja Nossa Senhora da Graça e Seminário

  • Convento e Igreja de São Francisco

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo

 

 
Há também a casa dos bonecos gigantes de Olinda que merece ser conhecida. Os bonecos gigantes são mesmo incríveis.

 

As lojinhas do Alto da Sé vendem lindos souvenirs e objetos que são ótimos para se ter de lembrança dessa cidade

Em um dia de passeio deu para conhecer muita coisa de Recife e Olinda. Ficamos encantadas com tanta beleza e história reunidas.

 

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

 

No blog Viajar com Pouco tem mais dicas boas de Recife e Olinda, acesse aqui.

 

Deseja conhecer esse paraíso? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja outros posts

Conhecendo Johannesburgo - África do Sul

25/11/2019

Um paraíso chamado Japaratinga

12/11/2019

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

30/10/2019

1/17
Please reload