Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

Santuário do Caraça em Catas Altas

August 19, 2018

Uma das belezas naturais mais exuberantes de Minas Gerais é o Santuário do Caraça. Ela fica na Serra do Caraça entre Catas Altas e Santa Barbara e foi fundada em 1772. O nome oficial do complexo é Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e tem o apelido de Caraça devido à forma de um rosto deitado que a serra forma em determinado ponto. 

 

 

 

O conjunto arquitetônico é composto pela Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, pelo prédio do colégio e seminário, onde atualmente funcionam o museu e a biblioteca, as catacumbas onde estão enterrados os corpos dos padres e estudantes do Caraça, o claustro e a pousada.

 

 

 

Inicialmente, foi edificado um monastério e a igreja em estilo barroco, anos seguinte foi transformado em Colégio. Dois ex-presidentes brasileiros – Afonso Pena e Artur Bernardes – se formaram nesse colégio. O colégio funcionou até 1968 quando um incêndio destruiu parte de suas instalações.

 

No século XIX a antiga igreja foi substituída por uma maior com estilo neogótico. Dentro você pode observar a gigantesca obra “Última Ceia” de Mestre Ataíde, é incrivelmente linda! 

 

 

 

O parque possui uma grande diversidade de flora e fauna.  Destacando as mais de duzentas espécies de orquídeas e do lobo guará. O parque possui também muitas quedas d’água, rios, lagos, grutas e trilhas e você pode conhecer tudinho! Algumas trilhas só podem ser feitas com guias, devido às exigências da caminhada e do nível de dificuldade e perigo.

 

 

 

 

Ele funciona diariamente de 8 às 17 horas e a entrada custa R$12,00 durante a semana e R$18,00 nos finais de semana.

 

As antigas dependências do Caraça foram transformadas em pousada. Existe ainda uma segunda pousada que fica no início da Serra, a pousada Fazenda do Engenho. As pousadas proporcionam uma experiência incrível, como a de acordar no meio da natureza, de degustar um delicioso buffet de café da manhã, almoço e jantar, além de poder ver de perto o lobo guará que vem se alimentar no adro da igreja durante a noite.

 

 

 

Faça sua reserva com antecedência, pois a hospedagem no complexo do Caraça é bem concorrida! Acesse o site do Santuário do Caraça  para fazer sua reserva.

 

Quem aí gosta de queijo? Eu amo! Na serra do Caraça é produzido o famoso Queijo Entre Serras. Ele é um queijo de casca amarela e miolo macio. O tempo de cura é estimado em três semanas. Eles contam com mais de cem vacas Jersolanda para a produção do leite. O Gersino é quem cuida do processo de produção do queijo. Na serra do Caraça também são produzidos vinhos, hidromel, biscoitos e geleias. É muita gostosura.

 

 

 

Para conhecer o Conjunto Arquitetônico do Santuário do Caraça recomendamos a empresa Circuitos Turismo. Eles nos proporcionaram esse passeio lindo e foram muito profissionais. Amamos tudo o que conhecemos!

 

Circuitos Turismo – César

Telefone: 31 – 98621-9421 / 31 – 98776-3155

www.circuitosturismo.com.br / Instagram @circuitosturismo

 

Quer mais dicas de Catas Altas e do Santuário do Caraça, acesse o nosso post completo de Catas Altas e os sites de Catas Altas, Explore Minas e O Queijo Vai Na Mala.

 

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros através desse link e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

 

Deseja conhecer esse lugar incrível? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja outros posts

Conhecendo Johannesburgo - África do Sul

25/11/2019

Um paraíso chamado Japaratinga

12/11/2019

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

30/10/2019

1/17
Please reload