Viagem é com as Mineiras Viajantes.
Aqui você encontra dicas valiosas de viagens em Minas Gerais, Brasil e dos melhores destinos do mundo.
Aprenda a viajar barato conosco. Oferecemos Assessoria em Viagem.
Conheça os melhores destinos e lugares para viajar com as Mineiras Viajantes!

sobrenós

2016 @mineirasviajantes

A mística cidade de São Thomé das Letras - MG

November 7, 2018

Minas Gerais possui muitas cidades encantadoras, uma delas é São Thomé das Letras - STL. Sempre ouvimos falar sobre a energia mística e os mistérios que envolvem esse lugar, então decidimos explorar um pouco mais do que ocorre por ali.

 

 

O nome da cidade faz referência ao encontro de uma estátua de São Tomé juntamente com uma carta em uma gruta por João Antão, no final do século XVIII. Há quem diga ainda que a carta foi entregue a João Antão na gruta por um senhor de vestes brancas. João Antão era um escravo fugido à época e ao entregar a carta ao seu antigo dono, João Francisco Junqueira, teria recebido sua alforria. Impressionado com esse acontecimento, João Francisco ordenou a construção de uma igreja ao lado da gruta. A parte “das Letras” faz referência aos escritos rupestres nas paredes da gruta.

 

A cidade é conhecida também pela extração de quartzito, que se tornou sua atividade econômica principal.

 

Por estar a mais de 1400 metros acima do nível do mar, é possível observar quase toda a região ao seu redor e ter o privilégio de assistir o nascer e pôr do sol indescritíveis.

 

 

Entre os atrativos da cidade que atraem turistas estão as supostas aparições alienígenas e a lenda de que se entrar em uma determinada caverna pode sair em Machu Pichu. Além das inúmeras cachoeiras, formações rochosas, grutas e trilhas. Também é possível observar o carro subindo ‘ladeira acima’ na Ladeira do Amendoim quando se coloca em ponto morto.

 

COMO IR

 

A cidade fica a cerca de 300 km de Belo Horizonte e 350 Km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Saímos de BH com destino a STL em uma viagem de pouco mais de 4 horas. A viagem poderia ter sido mais tranquila se o GPS não tivesse nos jogado em uma estrada de terra no meio da noite. Fizemos esse caminho do Google Maps indicado no mapa abaixo, que é o menor caminho e mais rápido, porém ele não informa que após a saída da BR-381 o trajeto é de terra até a cidade de São Bento Abade. Acredito que passar durante o dia não tenha muito problema, mas durante a noite é muito ermo e achamos perigoso. O melhor caminho para quem não quer ir pela estrada de terra é seguir até Três Corações e em seguida pegar a LGM-862.

 

 

ONDE COMER

 

A gastronomia de São Thomé é de dar água na boca! São inúmeros bares e restaurantes que oferecem a deliciosa comida mineira. Fomos em vários e comemos os mais diversos cardápios, mas o restaurante Alquimista merece destaque pelo atendimento, preço e qualidade do prato. A pizza na pedra do restaurante Ser Criativo é bem generosa e gostosa. E de sobremesa, vale a pena tomar um sorvete artesanal ou ir comer um chocolate gourmet (para dias frios tem o chocolate quente, inesquecível!). Todos ficam próximos à praça da Matriz, que é o point da cidade.

 

 

ONDE FICAR

 

São Thomé é uma cidade pequenina e simples, não possui hotéis luxuosos, mas as pousadas que possui são ótimas para descansas e entrar o clima místico. Para quem gosta de uma pegada mais natural, pode se hospedar nas áreas de camping. Também há opção de aluguel de casas, que é um ótima alternativa para quem vai viajar em turma grande.

 

Como decidimos ir em cima da hora e em um feriado prolongado, optamos por nos hospedar em uma pousada. Ficamos na Pousada Porthal. Gostamos do ambiente pela localização e liberdade proporcionada pelos donos. Você fica com a chave da pousada, podendo sair e voltar quando bem entender.

 

Reserve sua pousada em São Thomé das Letras pelo Booking.com.

 

 

O QUE FAZER

 

Cachoeiras

 

São inúmeras cachoeiras ao redor da cidade, cada uma com sua beleza natural indescritível. Elas formam piscinas de águas geladas, mas que são deliciosas, principalmente em dias ensolarados. Na maioria o acesso é fácil, porém um pouco escorregadio, e em algumas você precisa pagar para entrar, mas o valor não é nada exorbitante. As mais famosas são Antares, Véu de Noiva, Vale das Borboletas, Lua, Flávio e Eubiose.

 

Fizemos um passeio de quadriciclo com a guia Nathália (@nathaliasaothome). Neste passeio ela nos levou a lindas cachoeiras e fizemos uma trilha bem radical. Foi fantástico! Mas se você quiser ir de carro também é super tranquilo. Na igreja matriz ficam diversos receptivos que também fazem os passeios das cachoeiras, caso você não queira ir com seu veículo próprio.

 

 

Grutas

 

São muitas grutas lindas e cheias de história, como a gruta de São Tomé que fica no centro da cidade e de muito fácil acesso.

 

Tem também as grutas de Sobradinho e Carimbado. Esta última é a famosa pela lenda que liga a cidade até Machu Pichu, no Peru, porém ninguém até hoje chegou ao final da gruta para desvendar esse mistério. Uma equipe da Rede Globo já tentou percorrer toda a gruta, porém sem sucesso. Eles chegaram a percorrer cerca de 15 Km dentro da gruta e não encontraram a saída. A missão foi abortada devido à elevada temperatura e o ar rarefeito na gruta.

 

Na igreja matriz ficam diversos receptivos que levam até as grutas e oferecem diversos passeios associados, como rapel, escaladas, caminhadas, passeios de bicicletas e outros.

 

 

Mirantes

 

Por ser muito alta, STL possui muitos mirantes. Todos te proporcionarão uma vista incrível da cidade e arredores. No nascer e pôr do sol eles ficam sempre cheios de pessoas para contemplar esse momento.

 

A Pedra da Bruxa, o Cruzeiro e a Casa da Pirâmide são exemplos de mirantes que ficam no Parque Municipal Antônio Rosa. Outra opção de mirante é subir sobre a gruta de São Tomé, no centro da cidade.

 

 

Centro histórico

 

Durante o passeio pelas ruas de pedra da cidade você vai encontrar lindas lojinhas com os mais diversos tipos de souvenirs, entre eles muitos ligados às lendas e ao exoterismo. Os doces e as pimentas também são bem típicos e valem ser adquiridos.

 

Para quem gosta de fotografia, a fotografia gravada na pedra fica linda e super recomendo de lembrança. As casinhas de pedra também são lindas e são símbolos da cidade.

 

 

No centro histórico você encontra também a igreja Matriz de São Thomé e a igreja de pedra de Nossa Senhora do Rosário. A igreja matriz começou a ser construída em 1785 em estilo barroco e com pinturas no estilo rococó. Simplesmente linda! Em 1991, a imagem de São Tomé infelizmente foi roubada do interior da igreja. Já a igreja de pedra teve sua construção iniciada no século XVIII pelos escravos. Eles utilizaram pedras da região que foram cortadas e sobrepostas, uma a uma, sem argamassa.

 

Dicas:

  • levar sapatos adequados para não escorregar nas trilhas que levam às cachoeiras;

  • não esqueça do protetor solar porque o sol costuma ser bem quente;

  • não ficar até tarde nos mirantes por questões de segurança devido à incidência de assalto nesse lugar;

  • levar agasalho ao subir nos mirantes do Parque Municipal Antônio Rosa porque venta muito e faz frio;

  • levar dinheiro vivo (preferencialmente) e cartão de crédito, pois STL não possui agências de bancos convencionais, somente o banco Itaú e algumas hospedagens e passeios aceitam somente pagamentos em espécie.

 

E você vai viajar? Faça o seguro de viagem, mesmo que a viagem seja para seu país. É um modo de você se proteger e proteger sua família. O seguro para viagens nacionais é bem em conta. Não deixe de cotar seu seguro com a Allianz Seguros e utilize o cupom de desconto VIAJEFELIZ.

 

Deseja conhecer esse paraíso? Faça seu orçamento conosco! Trabalhamos com assessoria personalizada de viagens.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja outros posts

Um paraíso chamado Japaratinga

12/11/2019

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

30/10/2019

Dicas para conhecer a África do Sul

15/10/2019

1/17
Please reload